20 de nov. de 2014

Conquistas: Sono Noturno Prolongado

Ah, como eu reclamava à toa sobre o refluxos e azia que EU tinha à noite durante a gestação. Dormia mal, mas dormia. Depois que o ML nasceu, tive 9 horas de sono em 3 dias. Sim, foram 9 horas (eu contei!) divididas em sonecas durante 3 f##ing dias. Desde então, bem, eu fiquei muito feliz pouco tempo atrás quando ele dormiu 4 horas seguidas de noite (quando ele estava com dois meses). E agora uma nova surpresa, ele dormiu 7 horas seguidas, eu só consegui aproveitar 5 dessas horas, mas aproveitei. E ele, 7 horas! Ah! Felicidade que não cabe em mim.

Essa minha felicidade deve-se ao fato de que, durante a gestação, eu ouvi diversas mães dizendo que seus filhos dormiam a noite toda, e uma outra parcela falando que há um ou dois anos elas não dormiam mais que 3 horas seguidas (quando muito). Me sinto sortuda por agora, faltando alguns dias para o ML completar quatro meses, ele ter tido uma noite com 7 horas seguidas. 

Nossa saga do sono começou quando o ML veio para casa, tentamos fazer o ritual do sono, dávamos banho nele umas 17:30h, vestia, fazia um chamego, nanava e apagava as luzes, deixava apenas a tela do notebook semiaberta para conseguir enxergar ele durante a madrugada (ele dorme no nosso quarto desde que chegou). Nosso ritual durava uma meia hora até uma hora, durante um mês e meio. Não funcionou. Tentamos mudar o horário do banho para às 20 horas, nada. Ele ficava acordado depois do banho, normalmente choramingando, até umas 23 horas e dormia por 2 horas, acordava, dava mama, colocava para dormir e assim seguia esse ciclo.

Fui atrás de outra dica, deixar ele satisfeito, pois devia acordar de fome. Coloquei 150ml de leite materno na mamadeira, ele mamou tudo e 3 horas depois acordou! Tentei dar os dois peitos antes de dormir (raramente ele não fica satisfeito com apenas um) e ele acordou 3 horas depois.

Mantê-lo acordado o máximo possível, apenas com duas sonecas de 1 hora cada, apenas deixou ele irritado, assim como, deixá-lo chorar quando acordava (5 à 10 minutos). Ele chorava como se estivesse abandonado - mesmo fazendo um afago, amamentando e colocando no berço novamente (e colocar ele no berço abria o berreiro). Parecia que estávamos carneando o bichinho, tanto era o desespero se não ouvisse nossa voz e conversassemos com ele.

Uma amiga me disse para vesti-lo com a roupa do avesso e colocá-lo para dormir! Acho que o ML não acredita em simpatias.

Desistimos. Vamos ficar os próximos dois anos sem dormir direito? OK! E foi aí que aconteceu, 7 horas seguidas.

O sucesso não veio com rituais de sono, de empanturrar o porquinho antes de dormir, deixar ele acordado o dia todo, nem com simpatia de virar a roupa. Isso aconteceu de forma natural, respeitando o ritmo do baby. Algo que muitas mães e pais não fazem hoje em dia (marcar a data e hora da cesária, por simples conforto, já é a primeira forma de desrespeito com o ritmo do bebê, na minha opinião).

Minha dica é, ensine seu bebê diferença entre dia e noite - deixe a casa bem iluminada até às 18 ou 19 horas, após isso, dê um banho, faça um chamego e diminua o máximo possível luzes e ruídos! Durma com ele na sua cama, se ele não aceitar o berço (o ML só começou a dormir no berço, de madrugada, com 3 meses). Todos os bebês são diferentes, não se desespere. As noites longas de sono virão quando ele estiver pronto.

(Com 4 dias)

Seu bebê dorme a noite toda? Teve sucesso com algum ritual? Achou outra alternativa?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário