16 de nov. de 2014

A Mala da Maternidade: o que levar?

Quando estava com 36 semanas achei uma mala para levar para a maternidade e lá pelas 37 semanas eu comecei a arrumar as coisas do ML e as minhas... Hahaha... Isso é sério. Terminei só lá nas 38 semanas (minha sorte que ele foi preguiçoso e não saiu). O ideal, segundo a GO (Ginecologista Obstetra), era deixar as malas pronta desde as 34 semanas - pois eu estava com um centímetro de dilatação (lembrando que a partir das 37 semanas não é mais prematuro - bebê está em termo, e pronto para sair a qualquer momento).

Bom, eu pensava que ficaria dois dias no hospital e receberia alta (por isso minha falta de pressa, também). Seriam só 2 dias. Ainda assim, fiz as malas para uns 4 dias. Pensava que poderia acontecer algum acidente com as fraldas e aconteceu! Rá, fui precavida e não exagerada dessa vez. Além de que, ficamos três dias em observação, eu e o ML.

Para arrumar as coisas do nenê eu reaproveitei uns saquinhos nos quais vieram roupas e lençóis dele (e depois reaproveitei os mesmos saquinhos para as roupinhas sujas). Separei cinco kits de trocas de roupas nesses saquinhos, assim não precisaria ficar procurando na bolsa. Além disso, tinha manta, cobertor, xale de lã, toalha de banho (daquelas com tecidos de fralda), panos de boca (babetes), fraldas de pano, fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomada para assaduras, trocador portátil (que veio com a bolsa).

Estava com 41 semanas e nada do ML chegar - teria que fazer a indução. No hospital o pré parto era alojamento conjunto para todas em trabalho de parto ou indução, como eu, e não teria lugar para deixar minhas malas - duas gestantes por quarto com médicos, enfermeiras, auxiliares entrando toda hora para checar sinais vitais, como estava indo, e remedinhos - além do acompanhante de cada. Então separei tudo apenas para um dia, um kit com as primeiras roupinhas do baby, e coisas do AL, roupas para depois do parto (que fui usar só no outro dia, pois depois do parto e do primeiro banho, ainda usei a camisola do hospital). Depois minha mãe traria o resto, ou o André iria buscar.

Mala do ML do primeiro dia:
1 kit de roupas e acessórios (conjunto pagão - aquelas camisas abertas na frente e culote, macacão de plush, um par de meias finas e um par de meias de lã, um par de luvas e pano de boca). Todos os saquinhos/kits de roupas tinham esses itens;
1 fralda de pano (que é maior que o babete e é um Bombril: mil e uma utilidades);
1 cobertor e um vira xale;
1 pacote pequeno de fraldas descartáveis Turma da Mônica RN;
1 pacote de lenços umedecidos Pampers Sensitive (que usei apenas uma vez, dai a enfermeira disse para não usar e me forneceu várias fraldas de pano para limpar o bumbum do ML);
1 pomada para assaduras (que agora eu sei que era desnecessária na primeira semana);
1 escova de cabelo macia

Minha:
1 conjunto de pijamas (calça e blusa com abertura na frente)
1 top de ginástica - não achei sutiã de amamentação do meu tamanho :(
1 calcinha grandona, tipo cueca, para apertar o barrigão pós parto (não curto cinta)
1 pacote de absorventes pós parto (absorvente noturno também funciona bem!)
Escovas e pasta de dente
Uma pasta com os exames dos últimos dois meses, última ecografia, encaminhamento da indução, carteirinha de gestante
Câmera (que acabou sendo pouco usada), celular, iPod e carregadores para tudo.

Na mala do ML que ficou em casa tinha:
4 kits de troca de roupas  (três saquinhos iguais aquele primeiro e o quarto saquinho substitui o conjunto pagão e macacão de plush por um macaquinho de algodão e um conjuntinho de lã, usados na saída da maternidade e uma toca);
1 xale de lã e vira xale;
1 manta de algodão;
2 fraldas de pano;
4 panos de boca (babete) sobressalentes;
1 sabonete líquido da cabeça aos pés Johnson's Baby (teria levado Johnson's Baby RN, se conhecesse na época);
Cotonetes;

A minha mala que havia deixado em casa tinha os mesmos itens da que levei para o dia 1, multiplicando por três e mais um robe (roupão) de plush.

Não levei ou não precisei de:
absorventes para seios (que começaram a ser necessários depois da primeira semana - prefiro conchas);
Toalha de banho (eles fornecem no hospital);
Não usei a toalha do ML (eles trouxeram fraldas de pano para secá-lo);
Acabei não usando o roupão;
Lembrancinhas - estava tão exausta que nem lembrei de dar (e nem dei ainda para quem veio aqui em casa, sempre esqueço e estou com várias aqui! #cabeçadevento);
Esqueci do sabonete líquido e xampú (como tinha farmácia no hospital, foi fácil, marido desceu na farmácia para comprar)
Álcool líquido (para higienização do coto) e gel (para as mãos), ambos 70%, não levei pois o hospital fornece.

Já decidiu o que vai levar na mala da maternidade? Ficará um dia, dois ou três? Não esqueça de levar peças extras em casos de acidentes de fralda e/ou regurgitadas.

PS.: ML nasceu no inverno; se seu baby nascer no verão dá para substituir os macacões de plush por algodão (ou um tecido mais leve), não é necessário também as meias de lã.
Lembre-se: os bebês ficam mais irritados com o calor do que com o frio.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário